História do Modelismo – Tamiya, o ínicio
A empresa foi fundada em 1946 como Tamiya Shoji & Co. (Companhia Tamiya) por Yoshio Tamiya (ja) (15/05/1905 – 02/11/1988) em Oshika, Shizuoka City. Era uma empresa de fornecimento de serraria e madeira.
Com a alta disponibilidade de madeira, a divisão de produtos de madeira da Mokuzaigyou Company (fundada em 1947) também produziu modelos de madeira de navios e aviões, que mais tarde se tornaram a fundação da empresa. Em 1953, eles decidiram parar a venda de madeira arquitectónica e se concentraram apenas na fabricação de modelos.
Em meados da década de 1950, os modelos de plástico de fabricação estrangeira estavam a começar a ser importados e as vendas de modelos de madeira a diminuir. Assim, em 1959 é decidido fabricar modelos de plástico. O primeiro modelo, o Yamato.
No entanto, os antecessores da Tamiya venderam modelos Yamato a 350 ienes. Ao competir, Tamiya estava em risco de se afundar á nascença se definisses os seus preços da mesma forma. No entanto, eles não podiam recuperar o custo de produção de moldes de metal, então, mais uma vez, eles mudaram seus produtos para modelos de madeira, mas naquela época a maré do modelo estava se voltando para modelos de plástico.
Usando moldes de metal que não são mais necessários para brinquedos de plástico, eles lançaram um mini-kit de carros de corrida, destinado a financiar a produção de seu próximo modelo de plástico. Para sua sorte, tornou-se um sucesso.
Eles decidiram que o segundo modelo de plástico seria o tanque Panther, que tinha uma forma linear que tornaria os moldes simples de produzir. Eles encomendaram Shigeru Komatsuzaki (ja) para fazer o box art. O Panther era motorizado, movia-se bem e tinha um manual de instruções claro que facilitava a montagem. Por causa disso, ganhou uma boa reputação. O modelo seria fabricado na escala 1:35, que mais tarde para se viria a tornar, como todos sabemos, uma das senão a escala por excelência e padrão para viaturas militares. E por curiosidade, a razão desta escala neste modelo? Porque foi decidido que o tanque usaria uma única bateria do tipo 2, mas teria capacidade para duas delas.
(Shunsaku Tamiya em 2010 nas comemorações dos 50 anos do primeiro modelo em plástico da Tamiya)